" Bird of prey flying high, take me on your flight "

sábado, 8 de novembro de 2008

«Let the music do the talking»


A canção fala comigo; trata-me pelo nome, como se fosse minha conhecida desde tempos longínquos, quem sabe desde uma vida passada.
Foi feita para mim, acredito eu, e é assim que me conhece. Diz-me qualquer coisa de cada vez que me deixa escutá-la.
Sim, preciso de permissão para a escutar; todos a podem ouvir, mas escutá-la, só escuta quem realmente pode. É como tantas histórias que ouvimos, contos de fadas em que apenas podes entrar naquele espaço desejado se tiveres um coração puro. Com a música passa-se algo semelhante, só a escuta quem realmente deseja escutá-la, mas tantos existem que apenas a querem ouvir...
Neste momento, oiço, não escuto. Muitas não me deixam escutá-las (esta deve ser uma delas), mas depois, existem as falantes.
São as que escuto que dizem o meu nome, ou pelo menos, algumas o fazem. É nesse momento, quando falam comigo, que o meu corpo entra num transe inexplicável, em que a única coisa que existe são as notas que em em mim entram.
Pois é esta a sua maior propriedade, da música: falar connosco! Mesmo que quem a faça a faça para si, ela sempre falará com quem julga merecedor da sua mensagem, porque não há quem tenha mão sobre ela; é livre, independente, ninguém nela consegue mandar.
Passar a mensagem. É o que muitos tentam, e outros tantos conseguem.
Uma quantidade infindável de mensagens por mim já passaram, e uma outra quantidade exorbitante passará se tiverem oportunidade. A maior parte foi esquecida, talvez porque não eram a mim dirigidas.
Acredito que assim nenhuma música seja desperdiçada, e cada uma tem o seu propósito. Até aquela batida interminável que não consegues ouvir, ou a barulheira infernal que sai do amplificador da guitarra, pode ter valor para quem o escuta. Tu não consegues escutar quem contigo não fala; tu não consegues receber a mensagem de uma canção se ela a ti não te diz nada.
E por isso, escuto, agora. A voz, cada nota, entranham-se na mente, como se dela fizessem parte desde sempre. Sinto, musíco também. Sou música, neste momento. Sou música enquanto Ela falar comigo, enquanto Ela fizer parte de mim.
Sente. Sê música. Não é por isso que a ouves?

When you hear a song, sometimes the song takes over you
Jon Bon Jovi

Sem comentários: