" Bird of prey flying high, take me on your flight "

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

" Up" (2009)


De: Pete Doctor
Argumento: Pete Docter e Bob Peterson

Carl sonhava com aventuras na América do Sul, tal como Ellie, uma pequena aventureira que conhece e com a qual partilha um sonho, e uma vida.
Com a morte de Ellie, o já velho Carl pretende enverdar pela aventura que prometera à mulher e nunca conseguira cumprir, agora com uma companhia bem diferente: o pequeno Russell, um prestável explorador da Natureza.
E a viagem começa com uma casa voadora.

Up é altamente. É mais do que altamente! Para mim, é o filme perfeito: aventura pela Natureza, o sonho de voar, e até uma belíssima história de amor.
A história, já por si, promete. Está repleta de sonhos e fantasias e novos conhecimentos, transmitindo às crianças os bons valores da amizade e bondade e que sempre podemos sonhar, à boa maneira da Disney.
Acaba, como era esperado, por ser um filme extremamente divertido, para miúdos e graúdos.

Está um filme muito bem executado, sem esquecer pormenores que por vezes escapam nos filmes de animação.
No entanto, penso que poderiam tirar mais partido da tecnologia 3D; quem paga mais 2 euros e pouco para ver o filme em 3D não sai satisfeito. Claro que não podemos negar que a acção se torna mais realista, mas a maior beleza das três dimensões - pelo menos para mim - é aquela sensação de que tudo está a acontecer mesmo em cima do meu nariz, que sou eu a levar com os dardos tranquilizantes.

Outra das belezas de Up é a sua actualidade.
Ao longo do filme, mesmo que passe quase despercebido, temos a abordagem de alguns problemas actuais, como o crescimentos de uma cidade sem familiaridade e o quase abandono dos filhos pelos pais trabalhadores, através de Russell e de Carl.

Mas o mais incrível em Up é que o mais importante é aquela aventura, a concretização daquele sonho, e tudo o que o engloba; nada acerca das personagens nos é revelado se não for relevante.
Não há história a mais. Há apenas a história.


(este é sem dúvida dos melhores filmes da Disney/Pixar, e um dos meus predilectos - cada vez mais fã da parceria)

Sem comentários: