Feminismo é um movimento sócio-político que luta pela igualdade das mulheres em relação aos homens. Já foi definido como uma ideologia que objectiva a igualdade - ou o que seria mais preciso - a igualdade entre os sexos. Contudo, há autoras feministas que procuraram demonstrar como a própria concepção de sexo biológico advém de uma compreensão simbólica do mundo que é orientada pela concepção de gênero. Outros estudiosos definem o feminismo como um conjunto de idéias políticas, filosóficas e sociais que procuram promover os direitos e interesses das mulheres na sociedade civil. No entanto, os feminismos, em suas múltiplas formas, estão relacionados a desejos, políticas e interesses de outros grupos civis, não somente de mulheres.
in Wikipédia
Acontece que o feminismo, como ouvi eu hoje esta semana, não se trata do oposto do machismo: a sobreposição da mulher face ao homem.
O movimento feminista vai muito além e (distante) disso. Na realidade, o movimento feminista apenas se concentra na igualdade de direitos e deveres, acabando com as subtilezas que existem na sociedade - não apenas as questões de género -,que rebaixam o papel feminino ou masculino, de acordo com a ciscunstância (que muitos homens são também descriminados em diversos empregos, por exemplo, devido ao seu sexo). Basicamente, pretende acabar com discriminação baseada na sexualidade e no género.
Existem muitos homens feministas. Sim, é verdade. Seria incoerente defenderem um movimento que pretende diminuir o seu papel na sociedade; ninguém pretende isso!
E podem agora dizer que existem mulheres que se conformam com o machismo. Pois existem, mas essa condição, esse machismo, foi-lhes "inserido" na mente por todas as idealizações da sociedade!
Celebrou-se o Dia Internacional da Mulher no Domingo passado. Em termos de igualdade, talvez devesse existir um Da Internacional do Homem. Mas é o homem oprimido pela sociedade em geral?
O Dia da Mulher serve apenas para relembrar que a mulher é mais do que aquilo que está estipulado.
Talvez um dia não seja necessária a sua comemoração. Eu gostava disso. E não sou a única: uma feminista assumida disse-me isso mesmo.
Seria bom que tal acontecesse...

Sem comentários:
Enviar um comentário