" Bird of prey flying high, take me on your flight "

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

" Inglorious Basterds " (2009)


De: Quentin Tarantino
Argumento: Quentin Tarantino

Na França ocupada pela Alemanha, em plena 2ª Guerra Mundial, temos uma judia que finge não o ser à espera de vingança, uma actriz alemã espia dos ingleses, um coronel temido pelos judeus e um grupo de soldados americanos com uma única missão: matar nazis.

Finalmente! Depois de muito esperar, valeu a pena, porque Inglorious Basterds é obra-prima!
Por muitas críticas que tenham sido feitas ao filme aqui por terras lusas, nada interessa quando saímos do cinema e ficamos com uma vontade enorme de recapitular todas as cenas, falando desta e daquela, recordando este e aquele momento.

Inglorious Basterds tem momentos hilariantes, e outros que nos fazem ficar a olhar de boca aberta para o ecrã de tão magníficos que são.
Tarantino, seja no argumento, seja na direcção da película, vê-se bem que teve gosto e gozo em fazê-lo, e isso é que é preciso. Existem momentos tipicamente tarantinianos (adoro aquelas voltas no tempo), e planos absolutamente fantásticos! Já para não falar no realismo da realidade de guerra: foge do clichê dos filmes de guerra passados na Alemanha com gente a falar inglês; ali, o alemão fala alemão, o francês fala francês e o inglês fala inglês, e assim deve ser.
A fotografia e a banda sonora são de louvar igualmente, certas em cada momento.

Quanto às interpretações, que hei-de dizer? Todas as interpretações são dignas de realçar, mas sem dúvida que há que destacar Brad Pitt com o seu Aldo Raine, capitão dos Basterds, Mélanie Laurent (Shoshana, a judia francesa, num excelente papel), Eli Roth (como um dos Basterds, Donny Donowitz) e até Diane Kruger, com a sua actriz alemã muito bem interpretada. Mas o maior destaque de todos é sem dúvida para Christoph Waltz - o Coronel Hans Landa, aka "Caçador de Judeus" - , com um papel absolutamente estrondoso!
Todos eles se ligam, e todos eles nos deixam com "água na boca", e quem diz estes diz todos os outros.

É, sem dúvida, um filme para ver e rever, e rever novamente.
Uma nota: as últimas cenas e o destino de Hitler... absolutamente de génio!

1 comentário:

Cano disse...

Oh xuxu... ao menos tu ja viste...

xD


OLHA LÁ.... NUNCA ME CONTASTE SOBRE ESTE BLOG!!! E JÁ TEM MAIS DE UM ANO!

-_- fuuuuu... (inspira... expiraaa)

^^

a menina escreve mt bem... isso eu já sabia... mas a menina podia escrever um continho (ou 2) ate ao dia 30 de novembro e enviá-lo(s) para:

Correntes d' Escritas/Papelaria Locus, ao c/Manuela Ribeiro
Câmara Municipal de Póvoa de Varzim
Praça do Almada
4490-438, Póvoa de Varzim


e habilitar-se a aumentar o seu mérito literário-pessoal e até a juntar mil unidades monetárias à sua poupança. Que me diz? Eu, para variar, já enviei os meus. xD

agora falando a serio xuxu... tens memo de escrever po meu livro! xD