" Bird of prey flying high, take me on your flight "

domingo, 15 de novembro de 2009

O Tuga é que sabe!

Passei a adorar ir a jogos da selecção. A sério! É de um primor assistir a tanto patriotismo...
Eu sei, eu sei, já vim para aqui debitar esta realidade bem portuguesa de que "o país é a equipa de futebol" muitas vezes, mas só ontém me dei conta da verdadeira dimensão da coisa.

Fui assistir ao jogo da nossa selecção com a Bósnia para o apuramento do Mundial 2010. Foi bonito, tirando a parte em que o jogo em si foi uma autêntica tristeza, mas isso é material para outro post!
O que me surpreendeu realmente foi todo aquele patriotismo e amor pelo país, porque o nosso país é o maior... a jogar futebol (e, mesmo assim, nem isso anda a fazer muito bem)!
As bandeiras (que devem ser apenas utilzadas para esse feito) saíram dos armários e esvoaçavam por todos os cantos do Estádio da Luz, juntamente com cachecóis e camisolas. Eu própria tenho um cachecol que levei com todo o gosto, exactamente para não ter que achincalhar um símbolo nacional, como é a bela Bandeira Portuguesa!
E sim, ouvir o nosso hino num estádio com cerca de 60 mil pessoas é deveras arrepiante; ao menos o hino não é abanado de cada vez que se marca um golo, ou quando o animador pede pelo microfone!

O mais giro é ver o português que, com a sua cerveja numa mão, bifana na outra (muito boa, devo acrescentar), apoia a selecção de uma maneira que até dá gosto! Quando o jogo acaba, e já no conforto do lar, esse mesmo português, a ver o telejornal, talvez com cerveja igualmente na mão, diz mal da Nação até mais não!

A beleza de um jogo da selecção é que é a única coisa que nos torna numa Nação; em todas as outras ocasiões seremos sempre cidadãos no mesmo país e parte da mesma cultura...

1 comentário:

Soh disse...

Como foi arrepi e emocionamte ouvir e ver o nosso hino cantado por milhares de portugueses num estádio! Simplesmente espectacular, então tu deves ter vibrado! :D