Já não bastava o Papa dizer que os homossexuais eram tão perigosos como a desflorestação da Amazónia (atenção que não é uma citação, mas foi praticamente o que o senhor disse), vem também D. José Policarpo fazer umas quantas declarações que não caem no goto de muita gente.
Pelos vistos, é um bom treino, se um dia quiser ser Papa, tendo em conta o exemplo que tem agora.
Pois creio eu, que agora até ando a falar nisso na aula de História, que na Declaração dos Direitos do Homem diz lá que qualquer um é livre de fazer (ser e acreditar, claro está) o que quer, tal como tem que existir tolerância para com aqueles que têm opiniões e modos de vida distintos dos nossos.
1. O Papa devia ler a Declaração, a sério. É que diz mesmo lá que somos livres, o que engloba o escolher a nossa orientação sexual. Uma coisa é não gostar, outra é não aceitar ao ponto de dizer que devem ser exterminados! Isso soa-me um bocado ao Hitler... Um bocado mesmo grande, devo dizer! Há que ter cuidado com aquilo que dizemos em público, principalmente quando somos alguém como o Papa; não fica bem, já que devemos demonstrar aquela coisa a que se chama respeito para com os nossos irmãos (não são os filhos de Deus todos irmãos?). Alguém se calhar também devia de ler a Bíblia, de vez em quando, sei lá; há ali coisas um bocado desconectadas.
2. Querido D. Policarpo, não é a união de duas pessoas supostamente apaixonadas o mais importante? Chamem-me romântica, mas acho que o casamento ainda é isso... Entendo perfeitamente que não quer ver as jovens cristãs a sofrer o tratamento das mulheres muçulmanas (não me vou pronunciar sobre isso, senão não me despacho, mas fica para uma proxima), mas não é essa a beleza do poder de escolha? Escolher o que queremos, sabendo onde nos vamos meter?
Caro amigo, também não lhe fica bem este tipo de declarações. E digo-lhe a si o que diria ao Papa também: um pouco de tolerância, que vai-se lá saber como ainda existe gente que realmente acredita das suas palavras! Sei lá, dê um bom exemplo às crianças cristãs! Vá também ler um pouco a Bíblia, sim? Acho que há algo lá sobre respeitar o próximo... Tenho uma a mais, se quiser. E para o Papa também.
Abençoada liberdade de expressão, mas há sempre que moderá-la.
" Bird of prey flying high, take me on your flight "
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário