" Bird of prey flying high, take me on your flight "

domingo, 13 de dezembro de 2009

" The Boy In The Stripped Pajamas " (2008)


De: Mark Herman
Argumento: Mark Herman

Esta é a história de dois rapazes de 8 anos que se tornam amigos durante a II Guerra Mundial, com um único problema: um é judeu, Shmuel (Jack Scanlon), e está num campo de concentração no Norte da Alemanha; o outro é Bruno (Asa Butterfield), filho do militar alemão responsável pelo campo onde Shmuel é prisioneiro (David Thewlis). A sua amizade está barrada pelas grades que circundam o campo de concentração.

Numa primeira abordagem, este filme retrata perfeitamente, a meu ver, a realidade vivida durante a segunda Grande Guerra; desde a diferença entre as duas crianças - a inocência de uma e o crescimento permaturo de outra - ao alheamento da população alemã da realidade dos campos de concentração (muito verificada no papel de Vera Farmiga, como mãe de Bruno), à violência testemunhada nesta época e toda a concepção Nazi sobre a guerra e os judeus.
As minhas glândulas lacrimais não resistiram.

Este é, sem sombra de dúvidas, dos melhores filme de 2008!
Mark Herman faz um duplo trabalho de grande relevo, tanto na realização como no argumento, inocente e sério, como toda a história. Torna-se um argumento fácil de seguir, bem escrito, apesar da rápida evolução dos acontecimentos.
Tudo, desde a fotografia à banda-sonora, é delicioso! Relevo igualmente para a caracterização.
Mas como eu gosto mesmo é de me virar para a interpretação, devo dizer que nesta película temos exemplos de maravilhosas interpretações. E não me refiro apenas à dos experientes pais (Thewlis - actor que, por acaso, gosto imenso. E não, não é porque interpretou uma das minhas personagens mais queridas de Harry Potter - e Farmiga) e restantes, mas também com a revelação dos dois jovens que protagonizam o filme.
Cada uma das personagens da um encanto e realismo à película que o tornam ainda mais maravilhoso.

Como dá para ver, ando numa onda de filmes sobre esta época, com o Die Welle, e agora The Boy In The Stripped Pajamas. E este é mesmo bom!
Assim se vê como a amizade entre duas crianças ultrapassa qualquer barreira! Assim se vê como o egoísmo de uns leva à infelicidade de outros! Assim se vê como, apenas porque se pensavam superiores, uns tinham mais direito do que outros!
Sem querer contar o final desta maravilhosa história, por aqui se vê como a realidade apenas é vista nas piores circunstâncias.

Sem comentários: