" Bird of prey flying high, take me on your flight "

domingo, 13 de dezembro de 2009

O Espírito Natalício ataca!

Sim, ataca, forte e feio!
Por todo o lado, já vemos luzes e decorações que não passam despercebidas, verdes, vermelhos e dourados espalham-se pelas ruas e os centros comerciais começam a encher. Nada que não seja normal nesta altura do ano.

No Sábado à noite passeie-me pela Vila Natal, de Óbidos (adoro aquela terra!); nenhum lugar demonstra mais Espírito Natalício do que aquele!
De vez em quando lá nevava, espuma que saía de umas máquinas postas nos candeeiros; neve artificial por todos os cantos da cerca do castelo, decorações, casas do Pai Natal e sua mulher, brincadeiras para as crianças, sem esquecer as pistas de gelo e mini-pistas de trenós e esqui.
É giro. Os miúdos gostam de ver os bonecos de neve e de pedir as prendas ao Pai Natal que está lá, no quentinho, sentado, e de ver a neve que lhes cai em cima.
É giro ver aquelas luzes todas, os figurantes, e toda a alegria das crianças e adultos que se sentem crianças.

Não nego que adoro esta atmosfera, de ir ouvir as músicas de Natal em todo o lado, do chocolate quente quando está frio; é bom.
E naquele dia 24, sabe bem estar em casa com toda aquela gente a rodear-me.
Sabe bem ver a árvore de Natal iluminada (com luzes apagadas quando ninguém está em casa, de dia e quando dormimos, claro), as decorações e tudo o que implica.


E se querem pôr um estandarte com o menino Jesus à janela, estejam à vontade; também concordo que o Natal passou a ser época de consumismo, e não devia. Mas vamos ver uma coisa: cada um é livre de ver o Natal como bem entende; se alguém que não é cristão quer celebrar o Natal como dia de estar com a família, qual é o problema? Não esquecer que vivemos num país em que não temos de viver sobre as ideologias religiosas; não somos obrigados a celebrar o Natal cristão!



(e agora algo que não tem nada a ver: parece que o Berlusconi foi atacado por um cidadão insatisfeito. Bem, não sou adepta da violência, mas quando o povo se expressa, algum motivo tem...)

Sem comentários: