" Bird of prey flying high, take me on your flight "

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Batalhas na estrada


Caros amigos, vimo-nos num cenário de guerra na última semana.
O quê, não repararam? Não ouviram falar dos supermercados sem abastecimento, das famílias que correram à procura de bens essenciais para o mês inteiro, da falta de gasolina nos postos e de tudo o resto de se passou no país? Pensaram mesmo que estivesse a falar num cenário com armas e bombas? Nada disso!
Mas, se virem bem, foi mesmo um cenário de guerra! Eu, pelo menos, nunca tinha ouvido falar numa corrida aos supermercados sem ser numa guerra iminente!
Os nossos grandes camionistas (sim, são mesmo grandes) tiveram coragem para fazer o que muitos queriam fazer e não fizeram, mas parece que não deu muito resultado. A gasolina continua no mesmo preço, ou é apenas impressão minha?
Todos sabemos que a culpa deste aumento sem fim é nada mais nada menos do que... Nós próprios, obviamente! Eu pelo menos sabia... E a culpa é nossa porque nos tornámos completamente dependente do petróleo e, agora que começa a acabar, o preço é claro que vai aumentar!
Mas nunca ninguém fala nisto; todos dizem que a culpa é dos governantes/empresas gasolineiras que continuam a aumentar o preço da gasolina.
Meus amigos: abram os vossos bonitos olhos! É claro que os governantes têm a sua cota de culpa porque permitiram esta dependência, mas fomos nós, cidadãos de países desenvolvidos, que nos deixámos levar pela comodidade que o "ouro negro" nos dava. Desde a possibilidade de andar de carro para tudo quanto é lado, até à invenção do abençoado plástico, o petróleo foi, sem dúvida, a descoberta mais importante depois da Revolução Industrial e do início da Imprensa!
O constante aumento do preço dos combustíveis é resultado de uma má gestão dos recursos que o nosso planeta dispõe e tende a dar-nos (ok, podemos culpar os nossos governantes nesse ponto), juntamente com a nossa mente consumidora que não nos larga! Por muito que digam que não passa de especulação, mais cedo ou mais tarde este aumento não vai ter como principal fundamento a especulação!
Sabem o que vos digo? Ao menos os camionista tentaram fazer alguma coisa para mudar isto tudo, mostraram que estavam desagradados! Que fizemos nós?

Sem comentários: