" Bird of prey flying high, take me on your flight "

domingo, 14 de junho de 2009

John Lennon e o Bed In

Há uns tempos comentei o artigo publicado na Blitz sobre o activismo de John Lennon e Yoko Ono na comunidade virtual da revista: o Bed In.
Fiquei então um pouco espantada quando, um mês depois, abro a revista e vejo-o lá publicado, na secção para esse efeito.
Até senti assim um pontinha de algo como, sei lá, orgulho, porque alguém mais vai ler o que escrevi. É bonito, até porque é o que quero fazer da vida.
Aqui fica:

John Lennon foi uma figura um tanto controversa, como pessoa e como artista.
A paixão que tinha pela música, pelo processo de a criar, por expô-la e por mostrá-la era tão intenso, que os Beatles rapidamente se tornaram o melhor e o pior que alguma vez lhe acontecera: foram os Beatles que lhe permitiram fazer o que ele amava da maneira que amava, foi com os Beatles que teve a aceitação do público, e foi devido aos Beatles que começou a ver a música de uma maneira diferente (maneira essa que, entre outas coisas, levaria o grupo a deixar de actuar para o público).

Não há como negar o peso que o nome Lennon tem no mundo da música, tanto em grupo como a solo. O mundo em que mergulhara depois de alcançar a fama mudou tudo o que via, e fazia. Yoko Ono parece que o libertou (se para bem ou mal, isso já é uma questão diferente).
A campanha Bed In mostrou exactamente o modo como John começava a ver o mundo a partir de uma certa altura da sua vida. Sabendo a exposição que qualquer acção sua tinha no mundo, usava essa fama para fazer ouvir a sua voz.
Desde a primeira vez que ouvi "Give Peace a Chance" que essa frase se tornou quase um grito de guerra! Toda a música mostra uma sociedade que mergulhou na superficialidade e não se importa com os assuntos que talvez sejam realmente importantes.
Enquanto "Imagine" é como um utópica sonho, "Give Peace a Chance" é um pedido, um "wake up call", uma chamada de atenção.

Do rapaz de Liverpool que sonhava em ter uma banda e fazer música, ao músico dos Beatles, ao homem que abandonou a família para abraçar uma nova realidade pedida por um ser interior em mudança, John Lennon tornou-se um ícone para gerações presentes e vindouras.
Um homem em constantes conflitos consigo próprio e com o mundo, mas com uma força na voz que ultrapassou barreiras!

"All we are saying, is GIVE PEACE A CHANCE!"

Sem comentários: