De: Francis Ford Coppola
Argumento: Francis Ford Coppola e John Milius
Em plena guerra do Vietname, o capitao Benjamin L. Willard (Martin Sheen) é enviado numa missão: partir em busca do coronel Walter E. Kurtz (Marlon Brando), um coronel americano que se barricou no Cambodja, acusado de homicídio e de utilizar métodos pouco convencionais, e eliminá-lo.
Entretanto, é-nos mostrada uma nova visão da guerra do Vietname, um dos momentos negros da História Americana.
Se existem filmes que me deixam sem palavras, este é um deles.
Com certeza que muito já foi dito acerca de Apocalypse Now, e, portanto, pouco há também a dizer, sem repetir o que já foi dito.
É chamado de épico, e eu nada acrescento. Francis Ford Coppola é apelidado de génio e eu nada digo. Marlon Brando é considerado dos melhores actores de sempre, e eu não podia concordar mais.
Coppola tem uma maneira peculiar de mostrar o que interessa e o que se torna secundário, como nos monólogos de Kurtz, em que apenas se vê uma parte da sua cara e só se ouve a sua voz. Fiquei admiradora do seu trabalho (ou, melhor dizendo, ainda mais admiradora, que Godfather é um dos meus filmes predilectos).
Tecnicamente é um filme excelente, com grande "ovação" para a equipa de som.
As cenas de batalha também são alvo de atenção redobrada, muito bem montadas _ como acaba por ser todo o filme.
E, apesar de todas as interpretações serem exemplares (com grande relevo para Martin Sheen), não posso deixar de mencionar mais alongadamente um senhor que merece respeito: Marlon Brando!
Depois de o ver como Don Corleone ou Jor-El - em Superman - , apenas para mencionar os dois primeiros trabalhos que vi com ele, um Coronel Kurtz arrebatou-me!
Considero-o, sem dúvida, dos melhores actores que já vi representar!
Aqui, ele mostrou a introspecção e mistério da personagem, talvez até mesmo a loucura que o tomava.
Intrigou-me bastante esta sua personagem, devido a todo o mistério que a envolve, a sua filosofia.
Um filme intrigante e bastante interessante, que vou de certeza ver novamente.
(esta versão é uma versão alargada, editada por Coppola em 2001, com várias cenas inéditas, considerado por muitos um novo Apocalypse Now. O próximo a visualizar será o original)

Sem comentários:
Enviar um comentário