" Bird of prey flying high, take me on your flight "

terça-feira, 21 de julho de 2009

O Homem e a Lua

16 de Julho de 1969.
Cabo Canaveral, Florida, Estados Unidos da América.
Na missão Apollo XI, Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins embarcam na viagem das suas vidas.
O Presidente Kennedy quis, e a NASA faz a vontade. Em plena Guerra Fria, os norte-americanos ganham a corrida até à Lua, com a chegada dos 3 astronautas que ficaram na História.



That's one small step for man, one giant leap for mankind

Esta frase de Neil Armstrong, o pimeiro Homem a pisar solo lunar, é conhecida por todos e já foi utilizada nas mais variadas ocasiões, pelas mais diversas personalidades.
Acontece que aquele foi sem dúvida um passo gigantesco para a Humanidade, tornando-nos crentes de que podíamos chegar a qualquer lugar, e conhecer o que nos rodeia.
Desde aquele extraordinário momento, o Homem já montou uma Estação Espacial, já fez mais viagens até á Lua e ate já lançou uma sonda em Marte - a próxima ambição, tentando alcançar o mesmo que a tripulação da Apollo XI.
Os avanços foram imensos!
E apesar de todas as teorias que afirmam que a alunagem de 20 de Julho de 1969 foi apenas um produto de Hollywood, é inegável o peso que esse momento teve para qualquer pessoa.
Se o Homem consegue andar na Lua, pode conseguir o que quiser.


Em dia de comemoração passou na televisão o filme Apollo XIII, de Ron Howard e com um elenco de luxo que inclui Tom Hanks, Kevin Bacon, Gary Sinise e Ed Harris.
Chamaram-lhe o «fracasso bem sucedido» da História da NASA, mas podemos podemos imaginar a frustração de alguém que esteve tão próximo de pisar a Lua sem o conseguir, e o medo ainda maior de não conseguir sobreviver.
Foi uma fatalidade, mas a entrega de muitos permitiu que o fracasso fosse bem sucedido, salvando a tripulação quando tudo parecia apontar para uma morte iminente.
Não deixam de ser heróis.

(e parece que a nova alunagem está já agendada para 2013, se não me engano. A esta vou poder assistir)


Sem comentários: